sexta-feira, 17 de junho de 2022

Dicas para escolher um curso de especialização!

 Olá,


Você deseja realizar uma especialização?

Você que possui uma profissão de nível superior (tecnológica ou plena), pode obter o título de especialização.

Como?

Saiba mais!

Veja  7 dicas úteis a você!


O título de especialização pode ser obtido em três formatos principais:

a) Especialização acadêmica

Obtida a partir da conclusão e aprovação em cursos de pós-graduação regulares junto ao MEC, os quais podem ser consultados na plataforma e-MEC

(em https://emec.mec.gov.br/, Curso de Especialização). 

Estes cursos de pós-graduação são denominados lato sensu e possuem carga horária mínima de 360h.

A responsabilidade pela criação desses cursos e pelo seu cadastramento na plataforma e-MEC é da própria Instituição de Ensino Superior - IES - ofertante do curso. 

Poderá haver mais de um curso - com o mesmo nome e da mesma IES -  cadastrado na plataforma e-MEC, quando oferecidos em diferentes modalidades (presencial ou à distância), em diferentes cargas horárias ou em polos presenciais em locais distintos, por exemplo.

Dica 1: Antes de contratar um curso de especialização acadêmica, consulte a plataforma e-MEC e confirme se o curso está cadastrado e ativo; se a modalidade, a carga horária e o polo presencial informado pela instituição estão de acordo com o cadastro; e se a data do início da oferta do curso descrita na plataforma é igual ou anterior à data do início do curso de seu interesse.


b) Especialização 'ensino em serviço':

Obtida a partir da conclusão e aprovação em Programa de Residência Multiprofissional ou em Programa em Área Profissional da Saúde (Residência Uniprofissional). 

Estes cursos são considerados de ensino de pós-graduação lato sensu, destinados às profissões da saúde, excetuada a médica, sob a forma de curso de especialização, com carga horária de 60 horas semanais, duração mínima de dois anos e em regime de dedicação exclusiva.

A abertura de vagas e seleção a esses programas ocorrem por meio de Edital público e de processo seletivo próprio. 

O Programa de Residência deve estar regular junto à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional - CNRM, e sua regularidade pode ser verificada consultando reconhecimentocnrms@mec.gov.br

Dica 2: Antes de participar de um processo seletivo para Programa de Residência, verifique se está regular junto à CNRM.

 

c) Especialização profissional:

É a especialização não acadêmica, portanto, não lato sensu, mas que certifica competências no âmbito profissional.

É o título obtido principalmente por conclusão a aprovação em:

- Concurso de títulos realizado por sociedades, organizações, associações profissionais ou outras instituições de natureza científica, técnica ou profissional;

- Curso livre (geralmente não menor que 360h) ofertado por instituição não educacional. 


Dica 3: Consulte na web, no Procon, e instituições de ensino o histórico da instituição quanto à qualidade dos cursos e concursos de títulos realizados.

Dica 4: Verifique se o curso livre possui uma Coordenação da mesma área de formação profissional da especialização e ou da sua profissão.

Dica 5: Verifique se as disciplinas de áreas técnicas específicas a uma profissão são ministradas por docentes com formação profissional compatível com estas áreas.

Dica 6: Verifique se as disciplinas de áreas técnicas privativas a uma profissão são ministradas por docentes com formação profissional desta mesma profissão.


Em algumas profissões regulamentadas em conselhos de fiscalização, os títulos de especialização, sejam lato sensu ou profissional, podem ser aceitos para registro nesses conselhos, inclusivee para ampliar o âmbito de atuação do profissional inscrito nos mesmos.

O título de especialização registrado em conselho pode ser um diferencial na qualificação da titulação junto a processos seletivos de natureza pública ou privada.


Dica 7: Se você estiver inscrito em conselho de fiscalização e deseja obter algum titulo de especialista, consulte seu conselho antes de se matricular, e verifique os pré-requisitos que o curso precisa atender para que sua titulação seja aceita para registro profissional, principalmente se a especialização lhe proporcionar alguma ampliação de seu âmbito de atuação na profissão!


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário